Sobretudo, você terá a vantagem de já ter neste tempero o próprio sal misturado a diversos ingredientes bem dosados. Em resumo, uma proporção perfeita de sal e outros temperos para usar no preparo de carne, frango, peixe e diversos outros pratos do dia a dia, aproveitando desse modo, todos esses benefícios para você e sua família com ainda mais sabor.
Ingredientes e Preparo do Sal de Ouro.
Ingredientes
Para preparar o Sal de Ouro, primeiramente você precisará dos seguintes ingredientes:
- 6 colheres de sopa de sal grosso integral ou Rosa do Himalaia
- 2 colheres de sopa de linhaça dourada
- 2 colheres de sopa de açafrão-da-terra (cúrcuma) em pó
- 1 colher rasa de sopa de pimenta-do-reino
- 4 folhas de louro (verde ou seco)
- 1 punhado generoso de manjericão fresco
Preparo
- Preparação dos Ingredientes
- Comece separando todos os ingredientes conforme descrito antes. Certifique-se de que o manjericão esteja fresco e de boa qualidade.
- Mistura dos Ingredientes
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador. Para ficar mais fácil de bater, coloque primeiramente a linhaça, o açafrão, a pimenta-do-reino, as folhas de louro, o manjericão e finalmente o sal, a fim de que os ingredientes não se depositem no fundo, assim impedindo de se misturarem. Mas, se isso acontecer, agite o liquidificador um pouco.
- Trituração
- Misture um pouco os ingredientes no liquidificador antes de triturar. Em seguida, triture tudo até obter uma mistura homogênea e bem fina. O resultado deve ser um tempero soltinho e seco, com uma cor dourada característica. A Trituração dos ingredientes também pode ser feita em um multiprocessador.
Benefícios para a Saúde
Propriedades Antioxidantes do Sal de Ouro
O Sal de Ouro possui fortes propriedades antioxidantes, graças ao açafrão-da-terra e ao manjericão. Os antioxidantes combatem os radicais livres no corpo, desse modo, ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e reduzindo o risco de várias doenças.
Propriedades Digestivas e Diuréticas do Sal de Ouro
Este tempero também tem propriedades digestivas e diuréticas. A pimenta-do-reino e o manjericão auxiliam na digestão e podem aliviar problemas digestivos. Além disso, o manjericão possui propriedades diuréticas, ajudando a eliminar toxinas do corpo.
Riqueza em Nutrientes do Sal de Ouro
O Sal de Ouro é rico em vitaminas e minerais essenciais:
- Vitamina A, B e C
- Ferro
- Potássio
- Magnésio
- Ácido fólico
Esses nutrientes são fundamentais para o funcionamento saudável do organismo, contribuindo para a saúde dos ossos, pele, sistema imunológico, em suma, ainda mais.
Uso e Armazenamento.
Como Usar
O Sal de Ouro pode ser usado em todas as suas receitas, substituindo o sal comum, pois é ideal para temperar carnes, legumes, sopas, saladas e qualquer outro prato que você imaginar. Ele adiciona um sabor único e saudável às suas refeições. No vídeo abaixo, você encontrará outra versão desta receita com leves alterações para ter mais alternativas de preparo.
Armazenamento
Após preparar o Sal de Ouro, armazene-o em um pote de vidro esterilizado e bem seco. Não é necessário refrigerar, pois o sal atua como um conservante natural. Certifique-se de manter o pote bem fechado para preservar o frescor e a qualidade do tempero. Na guia “Receitas” do menu acima, você encontrará mais dicas valiosas.
Conclusão:
Finalmente, esse tempero é uma maneira simples e eficaz de adicionar sabor e saúde às suas refeições. Com suas propriedades antioxidantes, digestivas e uma rica combinação de nutrientes, tornando-se então, uma escolha superior ao sal comum. Desse modo, experimente fazer em casa a fim de desfrutar dos benefícios para a sua saúde e bem-estar.
Fonte: Sal de ouro tempero funcional
Você também pode gostar:
- Abrigo Primitivo na Natureza: Os Mais Comuns, Simples e Rápidos
- Como Fazer Fogo: Formas Primitivas e Modernas
- Social Media | O que faz e Como Iniciar nessa Profissão.
- Gestor de Tráfego: O que Faz? Conheça essa Profissão em Alta
- Como Purificar a Água: Métodos Eficazes para Consumo Humano